PAcDUA
Plano de Aula com DUA

Conheça a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA!

O que é o DUA?

O DUA consiste em orientações que podem servir de guia aos professores para: criar objetivos educacionais, desenvolver métodos, materiais e avaliações pedagógicas que podem “funcionar” com/para todos, ou seja, para que todos (ou quase todos) os alunos tenham sucesso na aprendizagem.

Por que implementar o DUA?

Para eliminar as barreiras ao aprendizado, através do planejamento proativo e deliberado do currículo com o qual todos os alunos possam se envolver para aprender. Além disso, o DUA orienta decisões planejadas e conscientes para ajudar quaisquer alunos a aprender o conteúdo curricular e as habilidades que se deseja ensinar.

Como implementar o DUA?

Sempre tendo em mente todos os alunos, manter altas expectativas; maximizar o potencial de aprendizagem; oferecer vários meios de expressão, pensamento crítico e síntese de ideias; oferecer feedback contínuo e acompanhar o progresso e a tomada de decisão; aproveitar o suporte, o envolvimento e a flexibilidade das tecnologias digitais; superar as barreiras educacionais, curriculares e ambientais que impedem o sucesso e aproveitar a inovação que surge frente às necessidades.

Conheça os Princípios, Diretrizes e Pontos de Verificação

Princípios

O Dua desenvolveu-se sobre as bases de três princípios e foi em torno deles que a sua estrutura prática se consolidou. Esses princípios tornaram-se referência obrigatória na maior parte da bibliografia científica sobre o assunto: o conhecimento de que nosso cérebro é formado por três redes neuronais usadas no processo de aprendizagem.

Princípio 1

Proporcionar diferentes formas de
AUTOENVOLVIMENTO, DE ENGAJAMENTO
(O PORQUÊ da aprendizagem?)

Acionar a REDE AFETIVA - o modo como os alunos e as alunas se autoenvolvem e se motivam

PERSCRUTAR O INTERESSE - o mesmo objetivo, mas providenciar diferentes formas para o auto-envolvimento

  • Otimize a autonomia e a escolha pessoal
  • Otimize a relevância, o valor pessoal e a autenticidade
  • Minimize medos e as distrações

PERSISTÊNCIA E ESFORÇO - desenvolvimento sustentável da atenção e do esforço

  • Destaque a importância das metas e dos objetivos
  • Varie as exigências e os recursos para ser eficaz perante os desafios
  • Promova a colaboração e a comunicação
  • Aumente a retroação - feedback orientado

AUTORREGULAÇÃO - ajudar a implementar a "autorregulação intrínseca"

  • Promova expectativas e crenças que otimizem a motivação
  • Facilite o uso de estratégias e competências para superação de dificuldades
  • Desenvolva a autoavaliação e a reflexão

Princípio 2

Proporcionar diferentes formas de
apresentação
(O QUE da aprendizagem?)

Acionar a rede de reconhecimento - o modo como as informações são apresentadas aos alunos

PROPORCIONAR OPÇÕES PARA A PERCEPÇÃO - providenciar diferentes formas para o auto-envolvimento

  • Disponibilizar meios de personalizar (certo controle por parte do aluno) a informação
  • Oferecer alternativas à informação auditiva
  • Oferecer alternativas à informação visual

PROPORCIONAR OPÇÕES PARA: A LINGUAGEM, EXPRESSÕES MATEMÁTICAS E SÍMBOLOS - apresentar meios alternativos que permitam uma maior clareza e compreensão

  • Esclarecer o vocabulário e símbolos
  • Esclarecer a sintaxe e a estrutura da linguagem empregada
  • Apoiar a descodificação de texto, notação matemática e símbolos
  • Promover a compreensão em línguagens e, quando necessário, em linguas diferentes
  • Exemplificar com elementos multimídia

PROPORCIONAR OPÇÕES PARA: COMPREENSÃO - ajudar a desenvolver formas de transformar a informação em conhecimento útil - ajudar a implementar a autorregulação intrínseca

  • Recuperar ou proporcionar conhecimentos básicos (nivelamento)
  • Destacar os padrões, os pontos críticos, as ideias principais e as conexões
  • Guiar o processamento da informação, a visualização e a manipulação das informações
  • Potencializar competências como generalização e transferência

Princípio 3

Proporcionar diferentes formas de
AÇÃO E EXPRESSÃO
(O COMO da aprendizagem?)

Acionar a REDE ESTRATÉGICA - o modo como os alunos e as alunas se expressam

PROPORCIONAR OPÇÕES PARA: ATIVIDADES FÍSICAS (os mesmos objetivos mas com estratégias motoras e organizacionais)

  • Diversificar formas ou assegurar a navegação e a acessibilidade aos dispositivos de controle (seja no espaço físico ou das ferramentas para acesso à informação). Promover a variabilidade: na interação com materiais didáticos,
  • Otimizar o acesso a ferramentas e tecnologias de apoio a todos os estudantes. Deve ser dada a oportunidade de usar as ferramentas que garantam o objetivo de uma participação total e efetiva na sala de aula (alternativa ao mouse; acionador e teclados alternativos; tela sensível ao toque; software para teclado alternativo)

PROPORCIONAR OPÇÕES PARA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - proporcionar diferentes formas para a expressão dos conhecimentos

  • Utilizar vários meios para o aprendiz comunicar
  • Permitir a utilização de várias ferramentas de construção e composição
  • Construir fluências com níveis de dificuldade crescente para apoio da prática e do desempenho

PROPORCIONAR OPÇÕES PARA: FUNÇÃO EXECUTIVA - ajudar o desenvolvimento deliberado do domínio de estratégias

  • Oriente o estabelecimento de metas adequadas (sensatas)
  • Apoie o planejamento e o desenvolvimento de estratégias para o aprendizagem
  • Facilite a gestão da informação e dos recursos
  • Promova o avanço da capacidade de regular o progresso

Diretrizes

São ferramentas teóricas usadas na implementação do DUA. Essas diretrizes oferecem um conjunto de sugestões concretas que podem ser aplicadas a qualquer disciplina e nível de ensino para garantir que todos os alunos possam acessar e participar de oportunidades de aprendizagem significativas e desafiadoras.

Pontos de verificação

São as sugestões concretas sobre como lidar com a variabilidade sistemática entre os alunos. Essas sugestões são o resultado de uma revisão de vários anos de milhares de artigos de pesquisa que identificaram técnicas instrucionais, adaptações e intervenções validadas experimentalmente.

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