"Meu nome, seu nome, nossos nomes..."
1. Roda de passa a bola com Parlenda "Suco Gelado" - 15 min. 2. Mesa Crachá com o nome do colega: 20 min. 3. Mesa Nome do colega com o alfabeto móvel: 20 min.
Identificar e escrever os nomes com foco na segmentação em sílabas, observando as sílabas (iniciais, medias e finais) e a relação entre fonema e grafema.
1° ano do ensino fundamental I
Antes de iniciar as atividades, o professor apresenta o programa, conversa sobre os objetivos e apresenta um cronograma e o deixa exposto com fotos/ou outra forma de representação visual das atividades que serão desenvolvidas com a turma. O professor deve também perguntar se algum aluno tem dúvida sobre o vocabulário da aula, por exemplo, a palavra “parlenda”, “crachá”. As atividades devem ser realizadas no mesmo dia pois se complementam. É importante que as crianças ao trabalharem em dupla (ou grupo), ajam de forma colaborativa e cooperativa, ajudando umas às outras a executar as atividades. Essa aula é composta por 3 atividades que se complementam. A brincadeira do passa a bola em roda cantando a música de uma parlenda será realizada com todos os alunos da classe. Depois dessa atividade os alunos de dividem em dois grupos para fazerem duas atividades em paralelo (quando terminarem, trocam de "mesa" para fazer a outra atividade. O professor fará a divisão das duplas pelo critério de "nível de hipótese silábica" e dará apoios e desafios diferenciados conforme o nível de fluência das duplas.
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica Sempre que uma adaptação da atividade seja realizada para um colega da turma, e sempre que possível, outros alunos serão convidados a se envolverem e conhecer as adaptações, e quando for possível, fazer parte do processo, na interação com o aluno para o qual foi elaborada a adaptação. A própria estrutura das atividades já é parte da demonstração do Princípio 1. - As atividades abaixo devem ser realizadas em no mesmo dia.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas. (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais
Parlenda “Suco gelado”
Atividade a ser realizada com toda a turma - As crianças devem ficar em uma roda e irão passar a bola uma para a outra em sequência, assim que a música da parlenda do suco gelado começar. Parlenda ”Suco gelado”: Suco gelado de fruta bem fresquinha qual é a letra do seu coleguinha? A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos cantam a música e passam a bola para o colega ao lado em sentido horário, quando a bola cair, o aluno que deixou cair a bola deve dizer o nome de algum amigo ou amiga que começa com aquela letra. E caso não tenha ninguém da classe com o nome da inicial cantada, iniciar novamente a roda ou pedir para as crianças dizerem o nome de alguém de fora da brincadeira. Repita a brincadeira de 10 a 15 min. Obs: Caso tenha um aluno com deficiência auditiva, a professora poderá ficar fora da roda e apontar para cada letra cantada do painel com alfabeto e numerais em Libras e em braille, que já deve fazer parte dos materiais permanentes da classe.
Reconhecer o alfabeto; Identificar sons do início de palavras.
Bola, Painel com Alfabeto e Numerais em Libras (material permanentes da classe).
Que o aluno participe ativamente das atividades propostas, e que consiga realizar as atividades mesmo com o apoio do professor e do colega.
1 - Ativar o interesse do aluno. Otimizar a autonomia e a escolha pessoal.
2 - Otimizar a relevância, o valor pessoal e a autenticidade.
11 - Disponibilizar meios do aluno personalizar o controle da apresentação da informação
12 - Oferecer alternativas à informação auditiva
13 - Oferecer alternativas à informação visual
23 - Promover a variabilidade na interação com materiais didáticos, instrumentos e tecnologias
24 - Otimizar o acesso a tecnologias de apoio
14 - Esclarecer o vocabulário e símbolos
15 - Esclarecer a sintaxe e a estrutura da linguagem empregada
16 - Apoiar a descodificação de texto, notação matemática e símbolos
17 - Promover a compreensão em linguagens e, quando necessário, em línguas diferentes.
18 - Exemplificar utilizando recursos multimídia
25 - Utilizar vários meios para a comunicação
26 - Permitir a utilização de várias ferramentas de construção e composição
27 - Construir fluências com níveis de dificuldade crescente e nível de apoio diferentes para a prática e para o desempenho
8 - Promover expectativas e crenças que otimizem a motivação.
9 - Facilitar o uso de estratégias e competências para superação de dificuldades.
10 - Incentivar a autoavaliação e a reflexão.
19 - Recuperar ou proporcionar conhecimentos básicos
20 - Destacar os padrões, os pontos críticos, as ideias principais e as conexões
21 - Guiar o processamento, a visualização e a manipulação da informação
22 - Potencializar competências como generalização e transferência
“Crachá com nome do colega”
O professor deve ter preparado uma caixa com nome dos alunos em crachás, cada sílaba deverá ser escrita dentro de um quadrante, formando 3 quadrantes: sílaba inicial, sílaba do meio e última sílaba. Sugestão: imprimir papel sulfite com 3 quadrantes para a professora escrever as sílabas dos nomes - caso tenha alunos com nomes que contenham mais de 3 sílabas, preparar os cartões também para esses nomes. Colocar os crachás em uma caixa ou em um saco de pano. Os alunos agora poderão, em dupla, cada qual a sua vez, pegar um crachá e, sem mostrar para o colega, dizer a sílaba inicial do nome escrito no crachá, em seguida, o colega pergunta ao colega da dupla qual é o nome escrito no crachá. Obs: Agrupe as crianças pela sua hipótese de escrita. Lembrando que um bom agrupamento é aquele que as crianças possuam hipóteses próximas onde se ajudarão e não em que um fará pelo outro. Assim, os estudantes com hipóteses pré-silábicas devem ficar com os de hipótese silábica; os alunos com hipótese silábica alfabética com os de hipótese alfabética. Assim, o professor poderá sugerir desafios ou oferecer níveis de apoio diferenciados, dependendo do nível de hipótese silábica da dupla. Algumas duplas poderão, por exemplo, ser desafiadas a identificar e dizer a sílaba do meio ou a final para que o colega descubra o nome do crachá. E: caso o nome tenha apenas duas sílabas, orientar o aluno a dizer se é a sílaba do meio ou a final. Obs: Caso algum aluno necessite de apoio para se comunicar e para interagir, a professora poderá ter uma prancha de comunicação com as imagens explicativas dos passos da atividade e o aluno poderá responder indicando o aluno que tenha o nome do crachá. Outros recursos como professor que domine Libras, quando necessário e que domine o processo de ensino do Braille.
Segmentar sílabas; Identificar semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Caixa de sapato ou saco de pano para colocar os crachás. Crachás com nome dos colegas com quadrantes de fundo para identificação das sílabas.
Que o aluno participe ativamente das atividades propostas, e que consiga realizar as atividades mesmo com o apoio do professor e do colega.
1 - Ativar o interesse do aluno. Otimizar a autonomia e a escolha pessoal.
2 - Otimizar a relevância, o valor pessoal e a autenticidade.
3 - Minimizar medos e as distrações.
11 - Disponibilizar meios do aluno personalizar o controle da apresentação da informação
12 - Oferecer alternativas à informação auditiva
13 - Oferecer alternativas à informação visual
23 - Promover a variabilidade na interação com materiais didáticos, instrumentos e tecnologias
24 - Otimizar o acesso a tecnologias de apoio
4 - Destacar a importância das metas e dos objetivos.
5 - Variar o nível exigências das atividades e os recursos para se ter eficácia perante os desafios
6 - Promover a colaboração e a comunicação..
7 - Aumentar a retroação (feedback) - feedback dirigido.
14 - Esclarecer o vocabulário e símbolos
15 - Esclarecer a sintaxe e a estrutura da linguagem empregada
16 - Apoiar a descodificação de texto, notação matemática e símbolos
17 - Promover a compreensão em linguagens e, quando necessário, em línguas diferentes.
18 - Exemplificar utilizando recursos multimídia
25 - Utilizar vários meios para a comunicação
26 - Permitir a utilização de várias ferramentas de construção e composição
27 - Construir fluências com níveis de dificuldade crescente e nível de apoio diferentes para a prática e para o desempenho
8 - Promover expectativas e crenças que otimizem a motivação.
9 - Facilitar o uso de estratégias e competências para superação de dificuldades.
10 - Incentivar a autoavaliação e a reflexão.
19 - Recuperar ou proporcionar conhecimentos básicos
20 - Destacar os padrões, os pontos críticos, as ideias principais e as conexões
21 - Guiar o processamento, a visualização e a manipulação da informação
22 - Potencializar competências como generalização e transferência
28 - Orientar o estabelecimento de metas adequadas
29 - Apoiar a planificação e o desenvolvimento de estratégias
30 - Facilitar a gestão da informação e dos recursos
31 - Promover o avanço da capacidade de regular o progresso
“Montar um nome com as letras móveis”
Formar duplas e distribuir letras de alfabeto móvel e pedir que encontrem e façam a associação entre o alfabeto móvel e as letras do nome do colega da dupla. Os alunos poderão consultar o painel com os nomes de todos os alunos da classe. Quando terminar, antes do colega de dupla iniciar o mesmo desafio, eles devem mostrar ao professor e ser questionado se ele sentiu dificuldade em realizar essa atividade, pedindo que dê detalhes de como foi. Todos as duplas devem concluir a atividade. Após a escrita, a criança que escreveu pede ao amigo que ele revise, pedindo que ele leia o nome e confira se todas as letras do seu nome estão lá. Caso o professor notar que o aluno não domina a escrita do próprio nome, apoie os passos da atividade com a ajuda do painel de nomes. Obs; quando necessário, o alfabeto móvel poderá ser substituído por letras em alto relevo ou mesmo utilizando o painel com Alfabeto e Numerais em Libras e Braille.
Reconhecer o alfabeto;
Painel com nomes de todas as crianças, escritos com letra de forma maiúscula e em estrutura de uma lista. Alfabeto móvel. Na sala de aula já deve estar disponível um painel com Alfabeto e Numerais em Libras.
Que o aluno participe ativamente das atividades propostas, e que consiga realizar as atividades mesmo com o apoio do professor e do colega.
1 - Ativar o interesse do aluno. Otimizar a autonomia e a escolha pessoal.
2 - Otimizar a relevância, o valor pessoal e a autenticidade.
3 - Minimizar medos e as distrações.
11 - Disponibilizar meios do aluno personalizar o controle da apresentação da informação
12 - Oferecer alternativas à informação auditiva
13 - Oferecer alternativas à informação visual
23 - Promover a variabilidade na interação com materiais didáticos, instrumentos e tecnologias
24 - Otimizar o acesso a tecnologias de apoio
4 - Destacar a importância das metas e dos objetivos.
5 - Variar o nível exigências das atividades e os recursos para se ter eficácia perante os desafios
6 - Promover a colaboração e a comunicação..
7 - Aumentar a retroação (feedback) - feedback dirigido.
14 - Esclarecer o vocabulário e símbolos
15 - Esclarecer a sintaxe e a estrutura da linguagem empregada
16 - Apoiar a descodificação de texto, notação matemática e símbolos
17 - Promover a compreensão em linguagens e, quando necessário, em línguas diferentes.
18 - Exemplificar utilizando recursos multimídia
25 - Utilizar vários meios para a comunicação
26 - Permitir a utilização de várias ferramentas de construção e composição
27 - Construir fluências com níveis de dificuldade crescente e nível de apoio diferentes para a prática e para o desempenho
8 - Promover expectativas e crenças que otimizem a motivação.
9 - Facilitar o uso de estratégias e competências para superação de dificuldades.
10 - Incentivar a autoavaliação e a reflexão.
19 - Recuperar ou proporcionar conhecimentos básicos
20 - Destacar os padrões, os pontos críticos, as ideias principais e as conexões
21 - Guiar o processamento, a visualização e a manipulação da informação
22 - Potencializar competências como generalização e transferência
28 - Orientar o estabelecimento de metas adequadas
29 - Apoiar a planificação e o desenvolvimento de estratégias
30 - Facilitar a gestão da informação e dos recursos
31 - Promover o avanço da capacidade de regular o progresso